quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Meditação - a beleza da vida


Js.
Costumo dizer às pessoas que poderia abrir mão de todas as coisas boas de minha vida, com exceção de uma: a Meditação.

Medito 2 horas por dia: 1 hora pela manhã e outra à tarde. E durante o dia estou sempre atento para não cair na identificação com os pensamentos.

 Comecei a meditar com mais intensidade após o falecimento de minha esposa, ocorrido há doze anos. A princípio, passei por muitos momentos de solidão, mas o progresso na minha autoestima me levou a amar o silêncio. Como diz Wayne Dyer: “Você não pode estar só, se gosta da pessoa com quem fica, quando está sozinho”

Para os iniciantes, eu adianto um conselho: comecem a meditar, mesmo que seja por poucos minutos por dia. Essa prática, realizada com perseverança, pode lhe revelar os tesouros de paz interior e felicidade que estamos sempre buscando fora de nós mesmos 

Não há um método para meditar; cada pessoa deve encontrar o seu próprio caminho. O essencial é a observação dos pensamentos que transitam pela  mente. Eles devem ser monitorados. Não se trata de lutar contra os pensamentos, mas tão somente observá-los. A cilada mais perigosa para quem medita é a identificação com algum pensamento; se isso ocorrer, a batalha estará perdida, pois não é possível meditar e estar identificado.

É muito importante entender o que é identificação.  Quando um pensamento me absorve, a ponto de eu me tornar incapaz de observá-lo, é isto o que é identificação.  A pessoa identificada desperdiça muita energia; é como uma torneira vazando. Pare com a identificação e você terá toda essa energia à sua disposição.

Outros dois fatores muito importantes para quem medita é a respiração consciente e o estado de relaxamento. Segundo pesquisas, a meditação propicia um nível de relaxamento muito mais profundo do que o sono.

Para finalizar, transcrevo as sábias palavras de dois mestres iluminados da Índia:

"Meditação significa consciência, estar desperto para este momento. Permanecer consciente é meditação. Quando você está consciente, não há esforço.  Estar consciente torna-se fácil quando você se aceita". Kiran Kanakia

"Meditar nada mais é do que voltar para casa e descansar um pouco lá dentro.  Não é o canto de um mantra, nem mesmo uma prece; é simplesmente voltar para casa e descansar um pouco.” Osho