|
Chogyan Trungpa |
Um grande ensinamento que pode transformar sua vida é meditar na ação. É aprender a estar presente no momento presente.
Com a prática da concentração, podemos meditar em nossas ações cotidianas, enquanto caminhamos, tomamos banho, comemos. Aprendemos a tornar consciente o que fazíamos de maneira automática e podemos, assim, desfrutar de cada momento de nossa vida. Isto requer treinamento; é um aprendizado que você vai conquistando com paciência e persistência.
A mente inquieta, que divaga a todo instante, é a causadora de muito sofrimento. Muitos de nossos problemas são criados pela mente instável e não adianta se preocupar e tentar resolvê-los, porque eles não existem. Eles existem apenas em nossa imaginação e mente negativa. A solução está em aquietar a mente e aprender a estar presente na ação.
Aprenda a esvaziar e silenciar a mente. Viva um momento de cada vez, com uma mente alerta e ao mesmo tempo tranquila. Pare de pensar tanto. Isto é essencial para a paz interior, porque com a mente repleta de preocupações, cheia de turbulência, com mil expectativas pelo futuro ou lembranças do passado, não se pode ser feliz ou sentir serenidade.
Muitas pessoas têm insônia, doenças psicossomáticas, depressão, estresse, medos e não entendem que isto é apenas o reflexo de como vivem na vida diária. A causa está em suas mentes que divagam a todo instante, levando-as ora para o passado, ora para o futuro. Ficam como joguetes da mente que as escraviza, tirando a paz mental.
Para desenvolver estar mais presente na ação, procure se concentrar no que está fazendo e quando você perceber que se distraiu, pacientemente volte a sua atenção para o que está fazendo, quantas vezes for necessário. Quando você começar a perceber que está distraído, disperso, é sinal que está ficando presente. Assim, sem cobranças, simplesmente volte a se concentrar no que está fazendo.
Com a consciência do momento presente, entendemos o valor inestimável de cada momento. Aprendemos a encontrar a felicidade em nossa realidade presente e nossas tarefas cotidianas não são mais um fardo e nem nos aborrecem. Compreendemos que tudo depende de nossa atitude. Se mudarmos a nossa atitude em relação a um lugar, ele se torna excelente. Se mudarmos nossa atitude em relação às pessoas, descobrimos qualidades nelas. Se mudarmos nossa atitude perante os acontecimentos, desenvolvendo aceitação, aprendemos com a vida e somos mais livres e felizes.
Se você não está presente, você olha e não vê, escuta, mas não ouve, come, mas não saboreia.
Cultive cada vez mais a mente positiva, o sorriso, a paciência, o bom humor, o hábito da felicidade e alegria. Compreenda que a sua habilidade de viver o momento presente determina sua paz mental. O ontem não existe mais, o amanhã ainda não existe e o presente é o único momento que existe.