Anthony de Mello |
Quando a Consciência desperta
Espiritualidade significa despertar. A maioria das pessoas estão dormindo e ignoram isso. Elas vivem a vida inteira em seu sono, se casam no sono, concebem no sono e morrem sem mesmo saber que passaram a vida toda dormindo, sem perceberem jamais o encanto e a beleza dessa aventura que chamamos existência.
Quer que eu lhe indique um sinal que pode lhe ajudar a compreender se você está no caminho do despertar? É quando você se pergunta a si mesmo: "Sou doido ou será que todos os outros o são? Você está perto da verdade, porque nós somos todos doidos. O mundo inteiro é doido, doidos bons para o asilo. A única razão pela qual não estamos no asilo é porque somos muito numerosos. Sim, somos todos doidos. Temos idéias dementes sobre o amor, sobre a felicidade, sobre a alegria, sobre tudo.
Algumas pessoas despertaram devido às realidades brutais da vida, mas outros continuam lutando contra a vida como sonâmbulos, sem nunca despertarem. O trágico é que elas não percebem que há um outro caminho bem melhor. A vida é um banquete e o trágico reside no fato de que as pessoas continuam famintas, embora tenham à disposição a alegria, a felicidade e o amor, sem termos a menor idéia disso porque estamos dormindo. É preciso lançar um olhar novo sobre tudo o que nos cerca, pois "o reino está aqui". Mas a maioria das pessoas preferem continuar dormindo, pois não querem abandonar essas coisas que lhe parecem no estado hipnótico como infinitamente preciosas e importantes.
O despertar começa pela observação de si. Observação de tudo o que se passa em si e fora de si; observar as coisas como se não tivesse nenhum laço pessoal com elas. Você sente depressão e ansiedade porque se identifica com essas coisas. Dizer eu sou ansioso é falso; você não é ansioso, mas está vivendo atualmente um estado de ansiedade e depressão.
Você quer mudar o mundo? Por que não começar por mudar a si mesmo, através da observação e da autotransformação. O grande Sócrates dizia: "Uma vida sem consciência não vale a pena ser vivida". Como conseguir isso? Pela observação e compreensão, sem nenhum julgamento, mas apenas observar. Quando a pessoa quer transformar o que é em algo que ela pensa que deveria ser, não há mais compreensão.