sábado, 5 de julho de 2014

Sumo dos textos (1)

Js.
Já fiz mais de 100 postagens no meu blog. As pessoas que leram esses textos, talvez tenham auferido pouco proveito dos mesmos, de sorte que o essencial da mensagem contida neles ficou esquecida.
Por esta razão, resolvi extrair dos principais textos o que eles contêm de mais relevante e reapresentá - los com o título “Sumo dos textos”.
Em toda essa leitura, se você estiver atento, perceberá que há um denominador comum: há um tesouro em cada um de nós, que precisa ser descoberto para que a nossa vida tenha sentido.
                                                                                 

Robert A. Johnson
 O trabalho do herói hoje é empreender a jornada interior, enfrentar os dragões e gigantes que lá existem e encontrar o tesouro escondido.

Podemos viver no mundo divino, ao mesmo tempo em que vivemos na  carne, na terra, pois dentro de cada um de nós ergue-se um castelo de mármore branco e, em cada uma de suas mil janelas, um menestrel toca e canta uma melodia sem fim. Para encontrar esse lugar de maravilhas, não precisamos nem olhar para outra pessoa nem para o que fica além-túmulo; basta olhar para dentro de nós mesmos.

É preciso compreender que a suprema basílica, a suprema catedral, sinagoga ou templo, é interior. O que se faz necessário não é tanto uma religião exterior, mas uma experiência interior do reino divino, numinoso, que se manifesta através da psique. (We - Robert A. Johnson)
                                                                                                                        

Thich Nhat Hanh


A meditação budista visa, em primeiro lugar, restabelecer a comunicação com nós mesmos. Raramente estamos presentes para nós mesmos. Fugimos de nós mesmos porque é assustador voltar para casa e enfrentar o medo e o sofrimento da criança ferida que existe em nós e que vem sendo ignorada há tanto tempo. Mas é maravilhoso voltar para casa e dizer: “Menino, estou aqui para você. Não se preocupe. Cuidarei de você.”

Esse é o primeiro passo. Somos a criança profundamente ferida que espera voltar para casa. E somos também aquele que fugiu de casa, que negligenciou a sua criança.

Temos que voltar e cuidar de nós. Nosso corpo, nossos sentimentos, nossas percepções precisam de nós. Nossos sofrimentos e nossos bloqueios, causados pela dor, requerem nossa atenção. Vamos voltar para casa e estar lá para atender a todas essas solicitações.  (

In:Ensinamentos sobre o Amor – Thich Nhat Hanh

                                                                                                                                        

Lao Tsé
“Aquele que conhece os outros é sábio.
Aquele que conhece a si mesmo é iluminado.

Aquele que vence os outros é forte.
Aquele que vence a si mesmo é poderoso.
Aquele que conhece a alegria é rico.
Aquele que conserva seu caminho tem vontade.”

“Seja humilde e permanecerás íntegro.
Curva-te e permanecerás ereto.
Esvazia-te e permanecerás repleto.
Gasta-te e permanecerás novo.”

“O sábio não se exibe, e por isso brilha.
Ele não se faz notar, e por isso é notado.
Ele não se elogia, e por isso tem mérito.
E porque não está competindo, ninguém no
mundo pode competir com ele.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário