sábado, 28 de setembro de 2019

Encontrei a Vida

Muktananda
Muktananda (1908-1982) é considerado como um dos grandes sábios da Índia. Depois de uma intensa busca, ele encontra Nityananda, o mestre de quem recebeu shaktipat, que confere o despertar da shakti, a energia espiritual inata de cada indivíduo. Em 1956, como o declarou seu mestre, “a viagem espiritual de Swami Muktananda chegara a seu término: o discípulo tinha atingido o estado de realização do Ser, a experiência da união com Deus. Segundo Muktananda, a felicidade é nossa verdadeira natureza, mas nós não conseguimos descobrir em nós mesmos a fonte dessa felicidade, razão por que vivemos insatisfeitos. Dentre os vários livros escritos por Muktananda, há um que me chamou a atenção por estar traduzido para o português: "Encontrei a Vida". O texto a seguir foi extraido desse livro.

A vida humana é sublime. É misteriosa e vale a pena ser conhecida. Mas a vida revela seu mistério apenas àquele que realmente vive. O que quer dizer estar verdadeiramente vivo? Estar verdadeiramente vivo significa conhecer seu próprio Ser, conhecer a Consciência que permeia todas as coisas no universo e vive no coração humano.

Em seu interior há um ser que conhece ambos os estados, o de vigília e o de sono; entretanto, permanece diferente deles. Testemunha todas as ações que se desenvolvem no estado de vigília. Mesmo quando você está dormindo e sonhando, há um ser que permanece distinto de seu estado de sonho, uma testemunha que fica acordada e lhe relata o sonho quando você acorda. Alguma vez já imaginou quem é que se lembra de seu estado de sonho? Enquanto você está dormindo, quem está acordado? Se esta testemunha também estivesse dormindo enquanto você dorme, então quem saberia o que está acontecendo em seus sonhos? Se este ser não adormece enquanto você está dormindo, então quem é ele? Este ser é chamado de Consciência. Isto é, Deus.

A   verdadeira disciplina é a disciplina da mente. O verdadeiro autodomínio é o controle sobre as vagueações da mente. Embora, de início, você tenha que trabalhar duro para discipliná-la, chegará a hora em que ela se acostumará à interiorização; você começará então a nadar no oceano da tranqüilidade que envolve o Ser.

Quando duas pessoas se amam, o que acontece? O amante projeta o amor de seu próprio coração para sua amada e experimenta, como resultado, satisfação e felicidade. A amada faz o mesmo. O Vedanta diz que você deve focalizar o amor que está dentro de você e encontrar sua felicidade bem dentro de seu próprio coração, e não em outra pessoa. De outro modo, você projeta o amor de seu interior em outro indivíduo e pensa que sua própria felicidade e alegria estão vindo daquela pessoa.

Se você quer realmente amar os outros, deve destruir esse ego mesquinho, que separa você dos outros e de Deus. Só quando uma semente desaparece no solo é que cresce e produz belas flores e frutos. Do mesmo modo, só quando você descartar seu ego limitado é que será capaz de amar verdadeiramente.

Quando desenvolver a compreensão correta, vai saber que tudo está dentro de você e que pode perceber tudo em seu interior. Cuide de seu Ser. Aprenda como ficar em êxtase consigo mesmo; o êxtase está dentro e não fora de você. Aquele que você está procurando, aquele que você quer alcançar é você. A  melhor prática é tornar-se imerso em si mesmo. Você não é diferente de Deus, nem Deus é diferente de você. Se pensa que está afastado de Deus é devido à ilusão de sua própria mente.

Quando eu estava doente, se olhasse para o meu corpo, começava a sentir que estava doente; mas quando estava absorto em minha beatitude interior, não sabia que estava doente. É impossível experimentar beatitude e dor ao mesmo tempo. Quando alguém está estabelecido na suprema beatitude, nem a morte pode atingi-lo.

A Verdade eterna que existe dentro de mim existe, também, dentro de você e em todas as outras pessoas. Não há a menor diferença. A única diferença é que me voltei para o meu interior e fiz Isso revelar-se a mim. Caso você também se voltasse para o seu interior, o mesmo fluxo que emana de meu corpo fluiria do seu. Na criação de Deus não há desigualdades.

Meu ensinamento é: olhe para o seu interior, perceba seu próprio Ser, alcance seu próprio Ser. Para aprender isso, você não precisa depender de coisas exteriores. Não nego a existência de Deus acima, mas digo que Ele, na mesma medida, também está dentro de você mesmo.

Meu propósito é dizer: “A Verdade suprema existe dentro de todo mundo; portanto, olhe para o seu interior, perceba Isto e alcance Isto”

Nenhum comentário:

Postar um comentário