sábado, 19 de setembro de 2020

Minha casa mudou de dono

José Sarques
A minha casa mudou de dono. O morador de antes era o ego ou os  pensamentos. O novo morador se chama Consciência ou Presença. A diferença entre antes e agora é enorme. O antigo morador não se conforma em ter que abandonar a casa e está sempre tentando voltar, mas todas as suas tentativas têm sido frustradas, pois já basta os danos que ele causou na moradia, onde instalou um clima de ansiedade, medo e estresse.

O novo morador veio para ficar; a diferença entre o antes e o agora é tão gritante que não é mais possível o retorno ao passado. A melhor palavra para descrever a situação atual se chama Paz.

O interessante a ressaltar é que há algum tempo eu vinha insistindo na oração: "Pai Celestial, dai-me a vossa Paz" e de um momento para outro surgiu em mim um forte desejo de viver no instante presente em qualquer coisa que estivesse fazendo. Por exemplo, se estou comendo não fico mais pensando em outra coisa, mas somente presente ao ato de me alimentar, e percebi que a comida se tornou mais saborosa e meu paladar mais sensível.

Fiquei encantado com a Sabedoria de Deus; eu Lhe pedi a paz e Ele me mostrou o Caminho que me levaria ao estado de paz.

Depois da experiência de paz na nova moradia, saí à procura de pessoas, vivas ou já falecidas, que haviam tido a mesma experiência. Recolhi, através da internet,  informações preciosas que reforçaram mais em mim a vontade de seguir em frente nessa busca. Somente para comprovar que todos estão falando da mesma experiência,  vou citar alguns depoimentos relevantes:
 
"A coisa mais importante que pode acontecer na vida de uma pessoa é a mudança do pensar para o estar presente, alerta e atento. A transformação se dá quando o pensamento não o seduza mais e você passe a sentir que há uma dimensão mais profunda dentro de si, que é a Consciência ou a Presença". (Eckhart Tolle)

"A paz é nossa verdadeira natureza. Se removermos todo o entulho da mente, a paz se manifestará" (Ramana Maharshi)


Em face de tudo isso, resta um sentimento de tristeza, ao ver que a maioria dos seres humanos passam toda a sua existência na trágica ignorância do tesouro que trazem dentro de si. É desse tesouro de que fala Jesus Cristo na parábola: "O reino dos céus é semelhante ao negociante que busca boas pérolas e encontrando uma pérola de grande valor, vai, vende tudo o que tem e compra a pérola".

Encerro essa apresentação com uma apologia à minha nova moradia:

Que tesouro é a Consciência!
Onde quer que ela esteja
Está a verdadeira ciência
E a saúde e a paz vicejam

De onde vem essa Luz
Que o ser humano espelha
E que tanto bem produz?
Ela é de Deus a Centelha

 Dentro de ti descobre
 Tão imensa riqueza
 Ao possuí-la, jamais serás pobre
 E tua vida conhecerá a grandeza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário