sábado, 22 de maio de 2021

O Momento de Cristo

Dom John Main
(1926-1982)

Dom John Main, OSB.Fundou a "Comunidade Mundial para a Meditação Cristã"

Deixou um legado espiritual e uma comunidade que continua a inspirar indivíduos e grupos em todo o mundo.

 

                  O momento de Cristo

O homem ou a mulher verdadeiramente espirituais são aqueles que descobriram a harmonia dentro de si mesmos e que vivem esta harmonia com a criação e com Deus.

O que aprendemos na meditação é que estar em nosso próprio centro é estar em Deus. Este não é apenas o grande ensinamento de todas as religiões orientais, mas é a visão fundamental do cristianismo. Segundo as palavras de Jesus, "o reino do céu está dentro de vós".  E o reino, de acordo com o ensinamento de Jesus, é uma experiência. É uma experiência do poder de Deus. É uma experiência da energia básica do universo. E, ainda, segundo a visão de Jesus, este poder e esta força básicos se resumem no amor.

Cada um é convidado a descobrir a validade de tal afirmação por experiência própria. O convite é feito no sentido de descobrir, no centro, a energia e o poder e, no silêncio, descobrir a paz que supera todo entendimento.

E o maravilhoso da experiência da meditação profunda é que despertamos para a realidade - uma realidade que está em toda parte. E não podemos conhecer esta realidade de fora para dentro, porque não existe realidade fora de Deus. É por isso que precisamos entrar dentro de nós mesmos.

Precisamos abandonar o mundo da ilusão e entrar no mundo da realidade. A paz dentro de nós está além de todo entendimento e somos convidados a entrar plenamente na experiência dessa paz.

O que lhes sugiro é que vocês tentem reservar um espaço de tempo, a cada manhã e a cada noite, para permanecerem quietos, em silêncio, e desfrutarem a paz de Deus. Como Jesus nos diz, a vida eterna consiste em conhecer o Pai celeste.

Na meditação, nós nos afastamos de tudo o que é transitório, a fim de conhecermos o que é eterno.

Uma coisa que aprendemos na meditação é a prioridade do ser sobre o agir. Aprender a ser é aprender a começar a viver da plenitude da vida. Este é o convite que lhes faço: aprender a ser uma pessoa plena. A arte de viver como seres plenamente humanos é a arte de viver da eterna novidade de nossa origem, viver de nosso espírito tal como jorra da mão criadora de Deus.

sábado, 24 de abril de 2021

O Caminho da Sabedoria

Trigueirinho
Preste muita atenção ao momento que passa, ao que você está fazendo AGORA, porque do "agora" depende seu "amanhã".  O que importa antes de tudo é o momento presente. Nosso sofrimento resulta do desconhecimento da verdade básica: Deus dirige todos os acontecimentos, porque está em tudo.

Deus é a Energia Cósmica  universal, que habita dentro de você e de tudo o que existe nos universos infinitos, dando-lhes vida e força. Todo aquele que compreende a vida, que sabe dizer uma palavra de conforto, que sabe distribuir alegria, é rico, imensamente rico de bondade que jamais se esgota.

Nossa vida e nossa felicidade dependem exclusivamente de nossos pensamentos e de nossas palavras. A morte não existe. O que se dá é apenas uma transformação em nossa maneira de ser. Procure ser agora, antes da morte, aquilo que você deseja continuar a ser depois da morte. O céu está dentro de você. Aprenda a viver no paraíso. Não é preciso morrer para ir para o céu. Aprenda a criar o paraíso da alegria.

Não é só de pão  que vive o homem, mas também da sabedoria e esta você a encontrará na leitura de bons livros e no convívio com pessoas boas. Cuide de sua mente, para que a saúde se reflita em todo o seu corpo. Colecione os tesouros das boas obras, do bem que pratica em benefício do próximo, porque essas riquezas o acompanharão além-túmulo. Convença-se de que o mundo não é um parque de recreio, mas um lugar de trabalho, uma escola de aprendizado intensivo. Já pensou em agradecer a Deus pelo ar que respira, desde que nasceu, sem que jamais lhe tenha faltado? O ar está sempre à sua disposição, de graça.

Demonstraremos nosso amor a Deus, que não vemos, sabendo amar as criaturas que vemos e que vivem em torno de nós. A sabedoria surge no coração e só pode ser adquirida por meio da meditação. Até os analfabetos podem conquistar a sabedoria, se souberem meditar em seus corações sobre as grandes verdades. Dê a mão a cada criatura que se lhe aproxima; diga sempre uma palavra de conforto e carinho; tenha para todos um sorriso de bondade e a verdadeira felicidade passará a constituir seu clima permanente de vida.

A alegria é um medicamento divino. Mesmo entre sofrimentos e dores, busque ser alegre, porque a alegria é o melhor remédio para nos dar felicidade. Não pretenda que todos pensem como você. Cada pessoa está num grau diferente de evolução, num degrau diverso da grande subida. Ninguém pode destruir esta verdade: Deus está dentro de você. Saiba descobri-lO e terá conquistado a felicidade.

Lembre-se de que o amor ao próximo é o segredo de nossa felicidade. Não fale mal de ninguém, não cultive ódio em seu coração. Jogue fora o que lhe fizeram de mal. Uma única pessoa lucrará com o seu perdão: você mesmo, que libertará seu coração do peso  da mágoa e do ódio.

domingo, 28 de março de 2021

O Coronavírus na visão Budista

Discípulo:
Mestre, é tão difícil entender o por que de um vírus tão agressivo. Qual é o propósito?

Mestre:
Aprendizado. Essa pandemia foi gerada pelo homem, através das constantes violações das leis universais.

Discípulo:
Mas algo tão ruim vai causar muita destruição.

Mestre:
O coronavírus não é ruim. Também não é bom. É necessário, o que é muito diferente. Não há nada errado com o universo. Se o coronavírus está presente é porque a Divindade permitiu, de outra forma ele não poderia existir. A idéia de bem e mal é gerada em sua mente, que julga a partir da sua ignorância um evento que por si só é neutro.

Discípulo:
Mas tantas pessoas estão sendo infectadas no mundo, tantas outras ficarão sem comer. Muitos idosos, homens e mulheres. Isso é muito injusto.

Mestre:
O injusto não existe no amor universal. Isso existe apenas em sua mente que não entende o propósito profundo. O que existe é o justo, o preciso, o exato, o correspondente. Existe um processo evolutivo necessário que consiste em uma coleta constante de informações. Um aprendizado enfrentando as dificuldades que a vida nos apresenta, para que, em meio ao caos e ao sofrimento gerado, descubramos o princípio do amor que se encontra na própria vida.


E esse princípio de amor é o que nos libertará das limitações humanas e nos fará corresponder às experiências com muito mais satisfação e harmonia. Você precisa entender que ninguém experimenta uma experiência que não corresponde a ela. E se corresponder a ela, ele a viverá, seja na resistência, na cura ou na morte física. O coronavírus não é ruim. É uma boa oportunidade, pois muitas pessoas estão aprendendo com isso. O nível de consciência do planeta está subindo, estamos sentindo a necessidade de desenvolver grandes ferramentas de amor, como a aceitação, a paciência, a tolerância, o respeito por nós e por todos os seres vivos. Pode ser um teste difícil, mas não é ruim. Você poderá crescer graças a ele. Se você parar de ver o coronavírus através dos medos e começar a vê-lo pelo seu entendimento, poderá reconhecer
o valor que existe nele. Então você passará neste teste que a vida está lhe apresentando.


A decisão está em você. Você recebeu o poder de tomar decisões através do seu livre-arbítrio, e estas serão respeitadas por todo o universo. Você pode escolher o medo ou escolher o amor. A decisão é sua. Neste momento, qual a decisão que você está tomando? Você escolheu medo ou o amor? A escolha é sua, mas terá um resultado, que também é seu e você terá que assumir. Se você decidiu pelo medo, irá gerar destruição na sua paz, na sua energia vital, nos seus relacionamentos e na sua saúde.

Se você decidiu amar, passará no teste que a vida lhe apresenta e não precisará mais sofrer para o aprendizado dessa importante lição.
Tenha como opção o amor, porque ele é sempre o melhor caminho.

Discípulo:
E como faço para trilhar o caminho do amor e não o do medo?

Mestre: 

1. Torne-se um ser imperturbável, invulnerável. Busque a sua força interior e trabalhe a sua transformação, para que sua paz e felicidade não dependam do externo.
2. Pare de ver problemas e comece a ver oportunidades, as quais você pode aproveitar para fazer o crescimento interior.
3. Desenvolva a aceitação. Tudo o que acontece é perfeito, e se existe e acontece é porque tem um propósito
4. Aprenda a fluir, superando os obstáculos e os desafios. Desenvolva a sua capacidade de adaptação às novas situações e circunstâncias. Aja com sabedoria em vez de reagir com a incompreensão.
5. Observe seu pensamento para que ele vibre apenas na alta freqüência do amor. Isso lhe trará clareza de espírito e serenidade.
6. Não compartilhe seus medos com os outros. Compartilhe apenas seu entusiasmo, otimismo e a sua alegria.
7. Vigie seu verbo para que as suas palavras criem harmonia e faça com que os outros se sintam confiantes e seguros.
8. Faça amizade com o coronavírus. Não o veja como algo ruim, mas como algo necessário. E fale com ele: "O que você está me ensinando?" “Você é valioso para mim e estou disposto a aprender o que você pode me ensinar." "Assim que eu aprender, você pode ir, porque não vou mais precisar de você."
9. Aproveite a oportunidade que a vida lhe apresenta neste momento para fazer um trabalho interior, talvez um dos mais importantes dessa experiência. 

Que a felicidade esteja sempre em sua caminhada.
O que vale a pena ser feito, vale a pena ser bem feito.
O que traz ânimo, esperança e alegria aos corações deve ser divulgado e compartilhado.

sábado, 20 de março de 2021

Ho'oponopono

Hew Len
O Ho'oponopono é um antigo sistema de cura das tradições ancestrais  havaianas. O Ho'oponopono tornou-se popular e mundialmente conhecido graças ao Dr. Ihaleakala Hew Len, PhD.
A essência dessa técnica consiste em limpar nossas memórias, armazenadas no subconsciente, mas que continuam ativas, gerando todos os nossos problemas. 
 
A versão tradicional do ho’oponopono é composta por quatro frases principais:
 
   Sinto muito; me perdoe; eu te amo; sou grato.

Ho´oponopono

Quando você apaga alguma coisa no seu computador, para onde ela vai? Para a lixeira. Ela continua no computador, só que não podemos vê-las.

As suas memórias são assim, continuam em vocês, só que invisíveis. O que vocês precisam fazer é apagá-las completa e permanentemente.

Os meus problemas são memórias  que se repetem no meu subconsciente;  são como "antigas aflições renovadas".  Posso permanecer envolvido por essas memórias  ou posso pedir à divindade que as liberte por meio da transmutação,  devolvendo assim a minha mente ao seu estado natural de vazio, livre de memória.

Quando estou livre de memórias, sou meu eu divino, como a divindade me criou à sua exata semelhança. A partir do estado Zero, a divindade  faz com que eu veja as pessoas como a divindade. Quando trabalho com a divindade, as memórias transmutadas no meu subconsciente  são transmutadas no subconsciente das outras pessoas.

Vocês têm duas maneiras de viver a vida: a partir da memória ou da inspiração. As memórias são os antigos programas que voltam a ser executados; a inspiração é o divino transmitindo-lhes uma mensagem.

Vocês precisam viver a partir da inspiração. A única maneira de ouvir o divino e receber inspiração é limpar todas as memórias. O divino é nosso estado zero, onde  não há memórias, e não mais nada além do divino. Em nossa vida, temos momentos em que visitamos o estado de limite zero, mas na maior parte do tempo o que está se manifestando é lixo, memórias.

Existem quatro declarações que dizemos repetidamente ao divino para que ele purifique nossas memórias: Sinto muito, me perdoe, eu te amo, sou grato.

Apenas duas leis determinam as experiências: a inspiração da divindade  e a memória armazenada na mente subconsciente, sendo a primeira nova em folha e a outra, velha.
 

sábado, 26 de setembro de 2020

Guardiões do Ser

Eckhart Tolle

A verdadeira felicidade encontra-se nas coisas simples e banais. Mas para estar consciente das coisas pequenas e tranqüilas, é  preciso estarmos  tranqüilos em nosso interior.

Entrega-te por completo ao ato de escutar. Para lá dos sons há algo maior, algo sagrado que não pode ser compreendido pela pensamento.

Olha para uma árvore, uma planta. Deixa a tua consciência repousar sobre elas. Vê como estão tranqüilas, como estão profundamente imersas no Ser. Deixa que a natureza te ensine a tranqüilidade. Todas as coisas naturais têm uma lição importante para nos ensinar;  basta-nos parar, escutar e olhar.

Observar atentamente um animal é o que basta para nos libertar da nossa mente e transportar até o momento presente, que é onde o animal vive sempre - rendido à vida.

É  maravilhoso ver um animal, porque o animal não tem qualquer opinião acerca de si próprio. Ele simplesmente é. É por isso que o cão é tão alegre.

Ainda não foi dado aos animais de estimação o reconhecimento que merecem pelo papel que desempenham neste mundo. Eles mantêm a sanidade de milhões de pessoas. Eles são os Guardiões do Ser. A Natureza pode nos mostrar como escapar à prisão de nossas mentes.

Fecha os olhos e diz para ti próprio: "Qual será o meu próximo pensamento"? Depois, fica alerta, como um gato a vigiar o ninho de um rato. Verás que, se estiveres mesmo alerta, o próximo pensamento não surgirá.

Já vivi com muitos Mestres Zen, todos eles gatos. Milhões de pessoas, que de outra forma estariam perdidas nos seus pensamentos, são freqüentemente trazidas de volta ao momento presente pelo seu gato ou pelo seu cão, que lhes recordam a alegria do ser.

Já nos esquecemos daquilo que as pedras, as plantas e os animais ainda sabem. Esquecemo-nos de Ser - de estar tranqüilos, de ser quem somos, de estar onde a vida está: Aqui e agora.

A chave da transformação é fazer amizade com o momento presente. Seja qual for o momento, aceita-o, deixa-o ser, fica com ele.

Deixa que o teu cão te leve a passear todos os dias. Faz bem ao corpo e faz bem à alma.

Como os cães e os gatos ainda vivem no estado natural de ligação ao Ser, podem ajudar-nos a recuperar esse estado. Contudo, quando o fazemos, esse estado original aprofunda-se e transforma-se em consciência. Não descemos abaixo do nível do pensamento, subimos acima dele.

O que é que tantas pessoas acham encantador nos animais? A sua essência - o seu Ser - não está encoberta pela mente, como acontece com muitos seres humanos.

sábado, 19 de setembro de 2020

Minha casa mudou de dono

José Sarques
A minha casa mudou de dono. O morador de antes era o ego ou os  pensamentos. O novo morador se chama Consciência ou Presença. A diferença entre antes e agora é enorme. O antigo morador não se conforma em ter que abandonar a casa e está sempre tentando voltar, mas todas as suas tentativas têm sido frustradas, pois já basta os danos que ele causou na moradia, onde instalou um clima de ansiedade, medo e estresse.

O novo morador veio para ficar; a diferença entre o antes e o agora é tão gritante que não é mais possível o retorno ao passado. A melhor palavra para descrever a situação atual se chama Paz.

O interessante a ressaltar é que há algum tempo eu vinha insistindo na oração: "Pai Celestial, dai-me a vossa Paz" e de um momento para outro surgiu em mim um forte desejo de viver no instante presente em qualquer coisa que estivesse fazendo. Por exemplo, se estou comendo não fico mais pensando em outra coisa, mas somente presente ao ato de me alimentar, e percebi que a comida se tornou mais saborosa e meu paladar mais sensível.

Fiquei encantado com a Sabedoria de Deus; eu Lhe pedi a paz e Ele me mostrou o Caminho que me levaria ao estado de paz.

Depois da experiência de paz na nova moradia, saí à procura de pessoas, vivas ou já falecidas, que haviam tido a mesma experiência. Recolhi, através da internet,  informações preciosas que reforçaram mais em mim a vontade de seguir em frente nessa busca. Somente para comprovar que todos estão falando da mesma experiência,  vou citar alguns depoimentos relevantes:
 
"A coisa mais importante que pode acontecer na vida de uma pessoa é a mudança do pensar para o estar presente, alerta e atento. A transformação se dá quando o pensamento não o seduza mais e você passe a sentir que há uma dimensão mais profunda dentro de si, que é a Consciência ou a Presença". (Eckhart Tolle)

"A paz é nossa verdadeira natureza. Se removermos todo o entulho da mente, a paz se manifestará" (Ramana Maharshi)


Em face de tudo isso, resta um sentimento de tristeza, ao ver que a maioria dos seres humanos passam toda a sua existência na trágica ignorância do tesouro que trazem dentro de si. É desse tesouro de que fala Jesus Cristo na parábola: "O reino dos céus é semelhante ao negociante que busca boas pérolas e encontrando uma pérola de grande valor, vai, vende tudo o que tem e compra a pérola".

Encerro essa apresentação com uma apologia à minha nova moradia:

Que tesouro é a Consciência!
Onde quer que ela esteja
Está a verdadeira ciência
E a saúde e a paz vicejam

De onde vem essa Luz
Que o ser humano espelha
E que tanto bem produz?
Ela é de Deus a Centelha

 Dentro de ti descobre
 Tão imensa riqueza
 Ao possuí-la, jamais serás pobre
 E tua vida conhecerá a grandeza.