O s h o |
A maioria de nós vive a vida inteira como sonâmbulos, nunca realmente atentos ao que estamos fazendo, nunca alertas ao que acontece à nossa volta e nem sequer conscientes do que motiva nossos atos ou palavras.
A consciência é a chave para encontrar nossa bússola interior, para sermos pessoas centradas e livres em todos os aspectos da vida.
Consciência é a capacidade de permanecer desperto e presente no momento. Uma vez que aprendemos a identificar e a compreender o que significa essa capacidade, passamos a ter em mãos a chave do domínio sobre nós mesmos em praticamente todas as áreas da vida.
NÃO IDENTIFICAÇÃO
Faça disso a sua chave: na próxima vez que a raiva vier, apenas observe-a. Não diga: "Eu estou com raiva". Diga: "A raiva está aqui e eu a estou vendo". E veja a diferença!
A diferença é muito grande. De repente, você está fora do controle da raiva. E você pode dizer: "Eu sou apenas um observador, não tenho raiva", você está fora.
Quando a tristeza vem, sente-se ao lado, olhe para ela e diga: "Eu sou o observador, não tenho tristeza", e veja a diferença. Imediatamente você corta a própria raiz da tristeza. Ela não se alimenta mais, ela vai morrer de fome.
Nós alimentamos as emoções quando nos identificamos com elas. A religiosidade pode ser reduzida a uma única coisa: a não-identificação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário