domingo, 29 de dezembro de 2019

Jesus Cristo

O Reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido num campo. Um homem o encontra, mas o esconde de novo. E, cheio de alegria, vai, vende tudo o que tem para comprar aquele campo. O Reino dos céus é ainda semelhante a um negociante que procura pérolas preciosas. Encontrando uma de grande valor, vai, vende tudo o que possui e a compra.

Não deis aos cães as coisas santas, nem lanceis aos porcos as vossas pérolas, para que não aconteça que as pisem com os pés e, voltando-se contra vós, vos despedacem.

Tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei a eles também vós, porque esta é a lei e os profetas.

Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso o caminho que conduz à perdição e muitos são os que entram por ela; mas estreita é a porta e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem. 

Considerai os lírios, como não fiam nem tecem. Contudo, eu vos asseguro que nem Salomão, com todo seu esplendor, se vestiu como um deles. Se Deus veste assim a erva do campo, que existe hoje e amanhã é lançada ao forno, quanto mais a vós, homens fracos na fé.

Eu te louvo, ó Pai, porque ocultaste essas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos.

Felizes os olhos que vêem os que vedes! Pois eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que vós vedes, mas não viram, ouvir o que vós ouvis, mas não ouviram. A rainha do sul veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão e eis que aqui está quem é mais que Salomão.

Este é meu mandamento: amai-vos uns aos outros como eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que dar a vida por seus amigos.

Este é o julgamento: a luz veio ao mundo, mas os homens preferiram as trevas à luz, porque suas obras eram más. Pois quem faz o mal odeia a luz e não vem para a luz, para que suas obras não sejam demonstradas como culpáveis. Mas quem pratica a verdade vem para a luz, para que se manifeste que suas obras são feitas em Deus.

Tenho ainda muito que vos dizer, mas não podeis agora suportar. Quando vier o Espírito da Verdade vos guiará na verdade plena.


Osho
O Evangelho percebeu muito bem quem foi Jesus: verdade e graça. Ele era verdadeiro, profundo, completa e absolutamente verdadeiro. Por isso teve problemas. Viver em uma sociedade que não é senão mentira, viver nela com uma sinceridade absoluta, é atrair problemas.

Ele era a própria graça. Não era político nem padre. Amava a vida e a vivia. Não estava ali para pregar o que quer que fosse; não tinha dogmas a inculcar nas pessoas, nem idéias a lhes impor. Quem quer que entrasse  em contato com ele, passava a segui-lo. Produzia-se como uma corrente elétrica.

Esse homem era uma criança, uma criança inocente. As pessoas eram atraídas a ele. Deixavam a casa, o trabalho e, simplesmente, punham a segui-lo.

Ensinava como viver com graça e naturalidade. Isso criou numerosos problemas, porque os judeus eram repressores, moralistas e puritanos. Viviam segundo os princípios de sua lei. Os judeus são bem sucedidos em sociedade.

Se você segue a lei, será bem sucedido. Se  vive por amor, será um fracassado. É uma pena, mas é assim: no mundo, a lei tem êxito, o amor fracassa. Por outro lado, em Deus o amor tem êxito, a lei fracassa. Mas quem se preocupa com Deus?

sábado, 21 de dezembro de 2019

O Tesouro Interior

Eckhart Tolle
Todos aqueles que ainda não encontraram a verdadeira riqueza - a radiante alegria do Ser e uma paz inabalável - são mendigos, mesmo que possuam bens e riqueza material. Buscam do lado de fora migalhas de prazer, aprovação, segurança ou amor, embora tenham um tesouro guardado dentro de si, que não só contém tudo isso, como é infinitamente maior do que qualquer coisa oferecida pelo mundo.

  
Elisabeth Haich
Se você quiser alcançar o verdadeiro conhecimento, primeiro precisa aprender a conhecer a si mesmo. Precisa saber o que é. Depois disso, descobrirá que todas as verdades do Universo estão dentro de você. Por meio desse autoconhecimento, poderá conhecer todos os segredos do mundo. Mas primeiro descubra o mistério de sua própria esfinge, o mistério do próprio homem.


Krishnamurti
O autoconhecimento é o começo da sabedoria. Tendes de lançar-vos ao mar desconhecido e este mar desconhecido sois vós. – A viagem à Lua é muito curta em comparação com a viagem interior e pouquíssimos têm vontade de empreender essa viagem porque ela exige atenção, só atenção. – Não é religioso o homem que frequenta a Igreja; religioso é aquele que empreendeu a jornada da autodescoberta – Os livros científicos de 20 anos atrás  já se tornaram antiquados, mas a ciência do autoconhecimento não muda, pois trata daquilo que há de eterno no homem. 

Muktananda
A Verdade eterna que existe dentro de mim existe, também, dentro de você e em todas as outras pessoas. Não há a menor diferença. A única diferença é que me voltei para o meu interior e fiz Isso revelar-se a mim. Caso você também se voltasse para o seu interior, o mesmo fluxo que emana de meu corpo fluiria do seu. Meu ensinamento é: olhe para o seu interior, perceba seu próprio Ser, alcance seu próprio Ser.

Santa Teresa D´Ávila
Se eu tivesse compreendido, como sei agora, que no pequeno palácio de minha alma mora um tão grande Rei, eu não O  teria deixado  tão só. Eu teria ficado mais tempo com Ele e, ainda mais, teria muito cuidado em deixar sua casa sempre limpa. 
Brandon Bays
Cada um de nós nasce como um diamante imaculado; mas, no decorrer do processo de crescimento, o nosso brilho inato acaba ficando escondido debaixo de um monte de sujeira. Mas, se tivermos sorte, a vida nos dá um presente – “um chamado para o despertar”.

 
Jean Yves Leloup
 
O homem é habitado por um oceano de   bem-aventurança; esse oceano está em seu interior. Não há nada a procurar fora dele; o exterior só pode dispersar, introduzir a desarmonia, um espinho nessa harmonia, nessa suficiência. Suficiência humilde, plenitude do homem que se sabe morada da luz.

sábado, 30 de novembro de 2019

Criando União


Eva e John Pierrakos

Eva Pierrrakos nasceu em Viena, em 1915.  Quando ainda vivia na Suíça, seu dom psíquico começou a se manifestar em forma de escrita automática. Mais tarde, passou a ter clariaudiência. Ouvia vozes internas que não provinham de seu cérebro. Recebeu orientações para fazer um trabalho de purificação, que incluía meditação por longas horas e mudança alimentar. Assumiu o compromisso de usar seu dom, exclusivamente, para ajudar as pessoas. Assim, Eva se tornou um canal puro, de modo que uma Entidade Espiritual de elevada sabedoria, que se autodenominava “O Guia”, se manifestasse através dela, e nos oferecesse a dádiva de seus ensinamentos, compilados posteriormente como "The Pathwork Guide Lectures." Em 1971, casou-se com o psicanalista Dr. John Pierrakos, um do fundadores da Bioenergética.   A fusão dos trabalhos individuais de Eva e John conduziu à expansão da comunidade do Pathwork. Eva faleceu em 1979, legando-nos a abençoada herança do material canalizado. Além das 258 palestras sobre a natureza  da realidade psicológica e espiritual e sobre o processo de transformação  pessoal, há o registro de centenas de sessões de perguntas e respostas de “O Guia”.



C R I A N D O   U N I Ã O
Eva Pierrakos

O relacionamento constitui o maior desafio para a pessoa, pois é apenas no relacionamento com os outros que os problemas não resolvidos, ainda presentes na psique individual, são afetados e ativados.

Muitas pessoas evitam a interação com seus semelhantes para poder conservar a ilusão de que os problemas decorrem do outro, já que é só na presença deste, e não no isolamento, que surge a sensação de perturbação. O atrito decorrente do relacionamento com os outros pode ser um importante instrumento de purificação e autoconhecimento para quem quiser  usá-lo.

A aceitação de qualquer parte que você tenha rejeitado em si mesmo resultará, imediatamente, em maior aceitação e compreensão das pessoas com as quais você lida.

Os seres humanos vivem com a ilusão geral da separação, que é a causa da dor e da luta. Na realidade, tudo é um, e todas as entidades estão ligadas a tudo o mais no universo. Uma só consciência permeia o universo e tudo o que nele existe. Mas vocês só poderão começar a sentir essa unidade quando nenhuma parte da personalidade de vocês for excluída, rejeitada ou cortada.

O conceito maduro de felicidade pode ser expresso da seguinte maneira: “Sou independente das circunstâncias externas, sejam elas quais forem. Posso ser feliz em qualquer circunstância, porque sei que até os acontecimentos desfavoráveis têm uma finalidade. Eles me ensinam alguma coisa, levam-me para mais perto da liberdade e da felicidade”.

Só quando vocês conhecem o seu lado negativo e realmente aceitarem e assumirem a responsabilidade por ele, sem precisar mais projetá-lo nos outros, conquistarão de súbito uma nova compreensão dos outros, sabendo o que se passa com eles, mesmo que eles não o admitam. Todos os que admitem o pior em si mesmos, inevitavelmente sentem que o resultado imediato é alegria, libertação, energia, esperança, luz.

O desenvolvimento espiritual confere a vocês o dom de conhecer o interior dos outros: o que pensam, o que pretendem, o que sentem. Não é mágica, é algo que acontece naturalmente, porque, na verdade, vocês e os outros são um só. Ao ler corretamente o que está na mente de vocês, não poderão deixar de ler a mente dos outros, pois, na realidade, a mente é uma só. Os outros são um livro fechado apenas enquanto vocês se escondem da própria mente.

Admitir o lado negativo é sempre um ato de amor. Mesmo que vocês decidam, por enquanto, conservar os aspectos negativos, um dia vão querer renunciar a eles, por amor ao universo e por amor a si mesmos.

A graça de Deus pode fazer com que você abra o coração e perca o medo dos sentimentos, da vulnerabilidade. Isso é tudo o que vocês precisam. Quem não ama, não tem nada. Quem ama, tem tudo.

Como na realidade dar e receber são uma coisa só, vocês não podem dar aos outros sem, também, dar a si mesmos.

                       

sábado, 19 de outubro de 2019

O Sumo da Meditação

Krishnamurti
Se tendes em vossa vida a meditação, essa coisa maravilhosa, tendes tudo. Sois, então, o mestre, o discípulo, o próximo, a beleza das nuvens, tudo isso sois – e isso é amor. Se não há meditação, nenhuma possibilidade temos de ultrapassar os limites do pensamento, da mente, do cérebro.

Ver sem a interferência do pensamento ou da palavra, sem a reação da memória, difere totalmente do “ver” baseado no pensamento. É superficial o que se vê com o pensamento. Ver sem o pensar é visão integral. Contemplar uma nuvem sobre a montanha, sem o pensamento e suas reações, é o milagre do “novo”.

O pensamento é incapaz de nos libertar do sofrimento, pois ele cria o pensador, gerando o sofrer. Mas, ao libertar o homem do passado, finda o sofrimento. A raiz do sofrimento está na memória, nas coisas mortas do passado. Sofrer é viver no dia de ontem e enquanto a mente não se libertar do passado, ela perecerá no sofrimento.


Yogananda
Mergulhem profundamente no oceano da meditação. Se não acharem as pérolas da presença divina, não culpem o oceano, mas sim o mergulho de vocês. Mergulhem até encontrá-Lo. “Buscai e achareis; batei e abrir-se-vos-à.”

Há muitas maravilhas a se conhecer sobre a vida e a morte, e a meditação é o caminho. Aprenda a viver no mundo como filho de Deus. A morte aterroriza o homem porque ele deixou Deus fora de sua vida.


Ken Wilber
“O Reino dos Céus está dentro de vós”, e a meditação tem sido a estrada real para esse Reino. Não importa o que ela faça, e ela proporciona muitas coisas benéficas,  a meditação é, acima de tudo, uma busca do Deus imanente.

Eu diria que a meditação é espiritual, mas não religiosa. Espiritual tem a ver com experiência, não com meras crenças. Os místicos dizem que o Espírito existe, baseados não em crenças ou dogmas, mas sim na experiência direta, na vivência espiritual real. Isso é o que distingue o misticismo das crenças religiosas meramente dogmáticas. A impressionante mensagem dos místicos é que, no cerne do seu ser, você é Deus.


Bokar Rinpoche
As pessoas que compreendem mal a meditação crêem que todos os pensamentos devem cessar. Não podemos, de fato, estabelecer-nos num estado sem pensamentos.

O fruto da meditação não é a ausência de pensamentos, mas o fato de que os pensamentos cessam de ser nocivos para nós. De inimigos, os pensamentos tornam-se amigos. Felicidade e sofrimento não dependem fundamentalmente do mundo exterior, mas de nossa própria mente.


Sarah Marriott

O hábito da meditação nos leva a reconhecer dentro de nós a presença de um outro eu, o observador, aquele que vê como se formam e se desenvolvem nossos pensamentos, como se eles pertencessem a uma outra pessoa.

 

Deepak Chopra
Se descansar o suficiente, mantiver a boa saúde e devotar-se todos os dias à meditação, você vai conseguir um contato significativo com o self. Vai poder se comunicar com a mente cósmica, a voz que fala sem palavras e que está sempre presente nos intervalos entre um pensamento e outro.

Essa é a sua inteligência superior ilimitada, seu gênio supremo e verdadeiro que, por sua vez, reflete a sabedoria do universo. Tudo estará a seu alcance, se confiar na sabedoria interior.

Fritjof Capra

O único propósito da meditação é que, de repente, num momento inesperado, você entra num estado em que não há pensamentos. É nesse espaço vazio que a Realidade se revela.  



sábado, 28 de setembro de 2019

Encontrei a Vida

Muktananda
Muktananda (1908-1982) é considerado como um dos grandes sábios da Índia. Depois de uma intensa busca, ele encontra Nityananda, o mestre de quem recebeu shaktipat, que confere o despertar da shakti, a energia espiritual inata de cada indivíduo. Em 1956, como o declarou seu mestre, “a viagem espiritual de Swami Muktananda chegara a seu término: o discípulo tinha atingido o estado de realização do Ser, a experiência da união com Deus. Segundo Muktananda, a felicidade é nossa verdadeira natureza, mas nós não conseguimos descobrir em nós mesmos a fonte dessa felicidade, razão por que vivemos insatisfeitos. Dentre os vários livros escritos por Muktananda, há um que me chamou a atenção por estar traduzido para o português: "Encontrei a Vida". O texto a seguir foi extraido desse livro.

A vida humana é sublime. É misteriosa e vale a pena ser conhecida. Mas a vida revela seu mistério apenas àquele que realmente vive. O que quer dizer estar verdadeiramente vivo? Estar verdadeiramente vivo significa conhecer seu próprio Ser, conhecer a Consciência que permeia todas as coisas no universo e vive no coração humano.

Em seu interior há um ser que conhece ambos os estados, o de vigília e o de sono; entretanto, permanece diferente deles. Testemunha todas as ações que se desenvolvem no estado de vigília. Mesmo quando você está dormindo e sonhando, há um ser que permanece distinto de seu estado de sonho, uma testemunha que fica acordada e lhe relata o sonho quando você acorda. Alguma vez já imaginou quem é que se lembra de seu estado de sonho? Enquanto você está dormindo, quem está acordado? Se esta testemunha também estivesse dormindo enquanto você dorme, então quem saberia o que está acontecendo em seus sonhos? Se este ser não adormece enquanto você está dormindo, então quem é ele? Este ser é chamado de Consciência. Isto é, Deus.

A   verdadeira disciplina é a disciplina da mente. O verdadeiro autodomínio é o controle sobre as vagueações da mente. Embora, de início, você tenha que trabalhar duro para discipliná-la, chegará a hora em que ela se acostumará à interiorização; você começará então a nadar no oceano da tranqüilidade que envolve o Ser.

Quando duas pessoas se amam, o que acontece? O amante projeta o amor de seu próprio coração para sua amada e experimenta, como resultado, satisfação e felicidade. A amada faz o mesmo. O Vedanta diz que você deve focalizar o amor que está dentro de você e encontrar sua felicidade bem dentro de seu próprio coração, e não em outra pessoa. De outro modo, você projeta o amor de seu interior em outro indivíduo e pensa que sua própria felicidade e alegria estão vindo daquela pessoa.

Se você quer realmente amar os outros, deve destruir esse ego mesquinho, que separa você dos outros e de Deus. Só quando uma semente desaparece no solo é que cresce e produz belas flores e frutos. Do mesmo modo, só quando você descartar seu ego limitado é que será capaz de amar verdadeiramente.

Quando desenvolver a compreensão correta, vai saber que tudo está dentro de você e que pode perceber tudo em seu interior. Cuide de seu Ser. Aprenda como ficar em êxtase consigo mesmo; o êxtase está dentro e não fora de você. Aquele que você está procurando, aquele que você quer alcançar é você. A  melhor prática é tornar-se imerso em si mesmo. Você não é diferente de Deus, nem Deus é diferente de você. Se pensa que está afastado de Deus é devido à ilusão de sua própria mente.

Quando eu estava doente, se olhasse para o meu corpo, começava a sentir que estava doente; mas quando estava absorto em minha beatitude interior, não sabia que estava doente. É impossível experimentar beatitude e dor ao mesmo tempo. Quando alguém está estabelecido na suprema beatitude, nem a morte pode atingi-lo.

A Verdade eterna que existe dentro de mim existe, também, dentro de você e em todas as outras pessoas. Não há a menor diferença. A única diferença é que me voltei para o meu interior e fiz Isso revelar-se a mim. Caso você também se voltasse para o seu interior, o mesmo fluxo que emana de meu corpo fluiria do seu. Na criação de Deus não há desigualdades.

Meu ensinamento é: olhe para o seu interior, perceba seu próprio Ser, alcance seu próprio Ser. Para aprender isso, você não precisa depender de coisas exteriores. Não nego a existência de Deus acima, mas digo que Ele, na mesma medida, também está dentro de você mesmo.

Meu propósito é dizer: “A Verdade suprema existe dentro de todo mundo; portanto, olhe para o seu interior, perceba Isto e alcance Isto”

sábado, 21 de setembro de 2019

Magnésio, o que ele pode fazer por você.

Dr. Arnaldo Velloso da Costa
Dr. Arnoldo Velloso é considerado o maior pesquisador brasileiro sobre os benefícios do Magnésio. Ele teve a oportunidade de conhecer as maiores expressões da comunidade médica mundial, graças à  facilidade que tinha em aprender outras línguas, como o inglês,  francês,  alemão,  holandês e russo.
Numa incessante busca de informações, Velloso já fez 34 viagens  ao exterior, para participar de congressos e reuniões científicas e recebeu  premiações de várias instituições internacionais. Entre elas destacam-se  a  Academia Nacional de Medicina da França  e o  Instituto Biográfico Internacional de Cambridge.

O Magnésio
O que ele pode fazer por você

Ao longo de três décadas, tenho feito palestras e conferências em vários pontos do país e do exterior  sobre esse palpitante tema, que teve influência na saúde de milhares de pessoas que lograram mudar a qualidade de suas vidas, livrando-se de insônias, enxaqueca, hipertensão arterial, arritmias cardíacas, diabetes, alergia e dores articulares, confirmando o lema do 5th. International Symposim on Magnesium, realizado em Kioto, no Japão, em agosto de 1988: "Magnesium for a better health".(Magnésio para uma melhor saúde)

Há a tendência da corrente médica ortodoxa tratar a hipertensão com um conjunto de medicamentos, a hiperglicemia com outra série de drogas antidiabéticas e o excesso de colesterol com outros produtos, incluindo as estatinas. Um ponto importante a assinalar é que todos esses distúrbios são interligados e podem ser tratados a partir da causa primária, que é a correção da deficiência crônica de magnésio.

Se alguém é diabético, obeso, hipertenso, tem triglicerídeos altos, baixo HDL, ou sofre de asma, enxaqueca, fadiga crônica, tem todos os indícios de que sofre de baixo nível de magnésio intracelular. Como o magnésio é um íon intracelular, o exame de sangue apenas mede o magnésio extracelular.

sábado, 15 de junho de 2019

Vozes da Sabedoria

Magali V. Bahuaud
Se você ouvir os sábios e iluminados, eles nos dizem que o preço da grandeza, o preço da conexão com a alma, é um momento de silêncio e solidão consigo mesmo. 

Repita esses momentos de interiorização para preencher a dimensão da alma. É um pouco como um tanque. Quando tomo meus momentos de meditação, estou me enchendo de paz, alegria, amor, de energia da alma.

Conectar-se com a nossa alma nos dará poder. Temos medo do nosso poder pessoal. Nosso poder será testado e o maior teste será utilizar nosso poder não sobre o outro, mas sobre  nós mesmos. As terapias alternativas do mundo de amanhã é realmente ir além dessa provação: despertar nosso poder de autocura.


Céline Joyce Douay
Minha mente era um disco  virgem quando cheguei a esta terra, mas foi condicionada desde o momento em que nasci. Foi-nos ensinado  que tínhamos um potencial limitado e, assim, fomos construídos de fora para dentro. Isso significa que fomos construídos ao avesso.

Aos 30 anos, não precisava reclamar do que tinha, mas estava vazia dentro de mim mesma. Meu papel hoje é abrir as portas para que as pessoas possam se reconectar com sua alma e receber os presentes que as dimensões superiores lhes reservam.

Eu recebi muitos presentes do universo, porque deixo o campo de possibilidades em aberto. Quando você está no caminho, tudo é feito para você, porque somos guiados por algo maior que nós mesmos, que nos leva a fazer as escolhas e ouvir as mensagens constantemente.

Como ir além do ego, dessa mente condicionada, ir e tocar o que eu sou? Dentro de mim há tesouros; é preciso  encontrá-los. Quando você estiver conectado à sua própria luz, iluminará o mundo e iluminará as pessoas ao seu redor.

Dominique Jacob
Há mais de 40 anos que eu busco o ouro, a joia interior, nessa viagem de iniciação que é a vida. É importante escutar a pequena voz da alma, que nos dá as indicações para  avançar sempre mais.

Hoje,minha principal missão é conduzir as pessoas ao que há de melhor nelas mesmas. O objetivo é a felicidade. O céu não está fora de nós, somos uma parcela do divino e trazemos o céu em nosso interior.

Não caminhamos sozinhos e sempre recebemos aquilo que pedimos. Nós somos muito maiores do que geralmente pensamos ser. Todos os caminhos nos levam a um destino único: o amor. O milagre consiste em escolher sempre a felicidade e curar nossas feridas. A vida é um eterno presente e viemos aqui para sermos felizes. Seres como Jesus e outros não têm nada a ver com o que nos fala a igreja católica. São seres de luz e se nós nos unimos a eles, podemos entrar em uma outra dimensão, outra energia.  A vida responde sempre aos nossos pedidos.

quarta-feira, 15 de maio de 2019

Lidar com o sofrimento

Eckhart Tolle
Existe uma maneira de lidar com o sofrimento: é renunciar à resistência e aceitar "Aquilo que É". Assim fazendo, você de repente vai encontrar aquilo que está além da forma. Você pode praticar isso se lhe ocorrer uma doença ou qualquer perda. Aceite completamente "Aquilo que É".
 
Não aceite a ideia de doença, mas aceite simplesmente o que você sente neste momento. Traga aceitação para o que quer que surja neste momento. Isto liberta você do mundo da forma, o que é um milagre. Se você aceitar, então é a cruz que carrega você e não o contrário. Isto é impressionante! O sofrimento muda de direção e se torna uma abertura para o reino do transcendente.
 
A aceitação vem depois de um certo tempo de sofrimento. A certa altura, você percebe que a maior parte de seu sofrimento é criado por você mesmo, a partir da resistência a "Aquilo que É". Decorre do pensamento e não da situação mesma.
 
O sofrimento é um professor maravilhoso e, para a maioria das pessoas, ele é o único professor espiritual. Elas tiveram sua quota de sofrimento humano e estão prontas para ouvir a mensagem que diz que há outra maneira de viver que não cria mais sofrimento, pois na maioria das vezes os seres humanos criam seu próprio sofrimento.
 
Esta é a mensagem que está em toda religião. A mensagem central do budismo  é o fim do sofrimento. E Jesus nos fala em encontrar a pérola de grande valor ou encontrar o reino dos céus que está dentro de nós aqui e agora. E, com certeza, isto é parar de viver num estado de sofrimento.
 
Se eu não tivesse sofrido, este ensinamento não teria existido, porque, como ser humano, eu não teria evoluído espiritualmente. Então, o sofrimento foi o meu principal professor. E o sofrimento é o principal professor de muitas pessoas. Quando elas se encontram preparadas, entram em contato com o ensinamento espiritual do professor. E isto pode acelerar o processo de percepção de que você não precisa sofrer mais. E você estará pronto para ouvir isso.
 
Pode haver um fim para o sofrimento autoinfligido. Lembre-se de que seus pensamentos fazem você sofrer mais do que qualquer outra coisa. Não é geralmente a situação,  é a sua interpretação da situação, de quão terrível ela é. Quando você percebe isto, vê que há outra maneira de viver na qual você não mais resiste a "Aquilo que É". E, de repente, alguma coisa surge lá dentro que é cheio de paz.

segunda-feira, 29 de abril de 2019

Krishnamurti - A essência do seu pensamento

Krishnamurti

É uma coisa extraordinária o autoconhecimento. O caminho da realidade, daquela imensidão desconhecida, não passa pela porta de uma igreja nem por livro nenhum, mas apenas pela porta do autoconhecimento.

Esse aprender acerca de si próprio é uma atividade fascinante, portadora de grande alegria. É só em silêncio que se aprende e o Amor é o silêncio absoluto.

A separação entre o observador e a coisa observada é a palavra, a imagem, a memória - o espaço onde se verifica todo o conflito.

Meditação é aquele estado de percepção em que existe atenção para cada pensamento e cada sentimento e, em virtude dessa atenção, há silêncio e nesse silêncio, sem o procurarmos, pode apresentar-se o Desconhecido.

Para que precisamos de outras pessoas, se o tesouro está todo inteiro em nós mesmos? 
Por “sensibilidade” entendo a capacidade de percepção, a capacidade de ouvir, ver, sentir.

Devemos olhar essa vida, que é imensa e ilimitada, com olhos que estejam somente a observar. Os fatos não exigem opiniões, juízos; exigem apenas que os observemos. O que põe termo ao sofrimento é a observação atenta a tudo o que fazeis.

Não existe medo de espécie alguma em face do momento real e vivo. Esta é uma coisa extraordinária para a própria pessoa descobrir. O pensamento é desatenção e esta é que gera o medo.

Experiência, conhecimento, memória, pensamento, ação. É assim que somos programados. Todos os nossos problemas são criados pelo pensamento e a mente é treinada para resolver os problemas com mais pensamento. Assim, o pensamento cria o problema e, depois, tenta resolvê-lo.

Quando vedes com a memória - com a mente - vedes o que existiu e não o que realmente existe. O  medo não existe quando o olho. Só  quando   fujo - como costumo fazer - só então há medo. Observando objetivamente a dor, será possível pôr-nos fora de seu alcance.

sexta-feira, 12 de abril de 2019

Lágrimas de Compaixão

Pierre Weil
Pierre Weil (1924-2008) é um Educador e Psicólogo francês que desde cedo passou a residir no Brasil. Escreveu cerca de 40 livros e o enfoque principal de  todo o seu trabalho é a Paz.

Em 1987 fundou a UNIPAZ, Universidade Holística internacional, sediada em Brasília e da qual foi o reitor. Seu objetivo era difundir a cultura da Paz.

Em "Lágrimas da Compaixão" ele fala de sua profunda transformação ocorrida durante um retiro de três anos com monges tibetanos. O texto abaixo apresenta alguns tópicos do livro.

                                    Lágrimas de Compaixão

Progressivamente, despertei de um estado de ignorância. A existência revelou-me o seu verdadeiro sentido e mudei totalmente de rumo: encontrei o caminho que leva à paz e à serenidade. A descrença e a dúvida transformaram-se numa certeza inabalável. Não precisei mais de crença. Pude afirmar: eu sei.

Eu não precisava mais crer, eu sabia. Consegui pela experiência e vivência direta de outras dimensões do espírito substituir a crença, a fé ou a dúvida pela certeza do saber.   A grande finalidade de minha existência: alcançar o estado transpessoal permanente, a iluminação. E isto ainda nesta existência.
 
Há certas vivências que foram decisivas para a descoberta de como o estado de vigília se parece com um sonho. Talvez a mais importante delas foi quando, num sonho lúcido, de conteúdo sexual, consegui a continuidade da Consciência entre os dois estados.

Esse sonho lúcido ocorreu na época do final do retiro, em 25 de maio de 1985. “Estou num hotel. A camareira se despe diante de mim, tira a blusa, e eu fico excitado. Beijo-lhe os seios e não me lembro de mais nada, a não ser da reflexão que fiz de que eu estava apegado ao pensamento onírico do seio, uma vez que não havia seio algum”.

Embora breve, essa experiência teve o efeito de uma  luz fulgurante, mostrando-me num relance, e de modo definitivo, todo o processo do apego. Durante o próprio sonho, fiquei perfeitamente consciente de que eu estava me apegando à imagem de um seio e que era essa imagem que provocava o prazer em mim, e não a percepção de um seio verdadeiro.

Ficou evidente, também, que essa imagem era uma memória sincrética de muitos seios que experimentei no passado, e o próprio prazer também era causado pela lembrança de prazeres anteriores.
Logo, o apego era ao mesmo tempo lembrança de uma imagem, mas também, ao próprio prazer vivido no passado e reativado no plano psicofisiológico durante o sonho, pois fiquei excitado mesmo nesse plano.

Graças ao processo de continuidade da consciência, quando passei ao estado de vigília, diante da constatação da ausência de um seio real palpável, ficou evidente que o apego ou desejo de eternizar a experiência independe da existência de um seio real.

Então, também ficou evidente que, se houvesse um seio real na minha frente, eu não estaria sendo excitado por esse seio, mas pela lembrança de imagens passadas associadas a prazeres sexuais passados. Em outras palavras, eu estaria projetando no seio real apenas um sonho.

A afirmação oriental de que tudo é ilusão não significa que não exista nada na nossa frente, mas que há algo diferente do que percebemos, por causa de nossa projeção de memórias e emoções passadas. É nesse sentido que se pode afirmar que cada um de nós cria a sua própria realidade, o seu mundo particular, muito diferente do que está realmente na nossa frente.

Contam que um dia o grande sábio do Tibete, Milarepa, perdeu a filha. Ele caiu em pranto, na frente de seus discípulos. Surpresos, eles perguntam como é que ele pregava que tudo era ilusão e agora chorava por ter perdido uma ilusão. “É verdade, tudo é ilusão mesmo. Só que minha filha era uma ilusão muito querida”, foi a resposta do Mestre.

Quando os mestres tibetanos dizem que Tudo se parece com um sonho, isso quer dizer que eu sonho, que eu projeto os meus pensamentos sobre os objetos, os quais jamais correspondem a esses pensamentos. Os pensamentos são do passado, como memória, ou do futuro, como imaginação. Logo, passado e futuro são apenas pensamentos.

Hoje posso dizer que, sem nenhuma relação sexual, vivi um dos períodos mais felizes e harmoniosos de minha vida. Passei três anos com a energia mobilizada nos Chakras ou Centros Superiores do meu ser, incluindo o coração.

Estou num dos períodos mais calmos da minha existência. Vivendo só, a chama da minha fogosidade está em estado de vaga-lume. Não creio que seja incapacidade, mas uma sublimação da energia sexual em níveis de amor universal. Continuo aberto para um relacionamento. Mas teria de ser com alguém a fim de, como eu, viver um com o outro numa profunda e harmoniosa relação evolutiva. Estou aberto ao que o Eterno me reserva.

Swami Muktananda, entre todos os mestres que me influenciaram, foi quem mais contribuiu diretamente para as minhas experiências interiores. Até hoje tenho por ele uma afeição e uma gratidão ilimitada.