sábado, 23 de julho de 2022

Jean Klein

Jean Klein
1912-1998

O medo da morte se deve à nossa identificação com corpo e à mente e este erro não passa de um pensamento. Devíamos nos indagar: O que existe antes do aparecimento do pensamento? O que há quando o pensamento desaparece? Nós descobriremos uma Presença.

  É crucial conhecer a morte, enquanto estivermos em vida. Nós nascemos somente após a morte de tudo o que em nós é efêmero. Não existe vida após a morte porque não há morte. Só existe a Vida. A Consciência não é afetada pelo nascimento ou pela morte. Quando despertamos para o nosso verdadeiro "EU", aquilo que nós não somos perde toda a sua significação. A Consciência é anterior ao corpo, anterior ao pensamento. Ela é Conhecimento silencioso, livre de qualquer identificação. 

  Quando você aceita o seu sofrimento, ele se modifica. Apenas um objeto pode experienciar o sofrimento e você não é um objeto, mas o observador. Não quero dizer que o sofrimento não exista, mas ele é reduzido ao seu aspecto mais simples e funcional. Quando você resiste psicologicamente, você se torna  então um cúmplice do sofrimento. É apenas na aceitação que o corpo assume o comando, porque a origem do corpo é a saúde, a perfeição.

  Geralmente nós pensamos que um objeto existe fora de nós mesmo e tem uma existência independente, mas isso é somente uma crença; o pretenso objeto que estaria fora de nós precisa da consciência para ser percebido. A consciência e o objeto percebido  formam um só, somos nós que criamos, projetamos o mundo a cada instante. 

Um dia você se livrará do ego; ser subitamente livre do ego é uma iluminação súbita. Quando o pensamento entra em jogo, você jamais chegará a uma transformação; não é o pensamento que vê, mas sim a  consciência. O homem que despertou vive num estado permanente de alegria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário