sábado, 10 de outubro de 2015

Técnica de Centralização 1

O s h o

                    Técnica de Centralização 1
                              O s h o



"Quando um sentimento contra ou a favor de uma    pessoa surgir, não o coloque na pessoa em questão, mas permaneça centrado."

Quando surge um sentimento de ódio contra uma pessoa ou o sentimento de amor por alguém, que fazemos? Nós o projetamos sobre a pessoa. Se você sente raiva de mim, esquece completamente de si mesmo nessa raiva; eu apenas me torno o seu objeto. Se sente amor por mim, você esquece completamente de si mesmo; só eu me torno o objeto. Você projeta seu amor, seu ódio ou qualquer outro sentimento sobre mim. Você se esquece completamente do centro interior do seu ser; o outro se torna o centro.

Este sutra diz que, quando o ódio, o amor ou outro sentimento qualquer a favor ou contra alguém surgir, “não o projete na pessoa em questão”. Lembre-se: você é a fonte. Quando sentir raiva, não vá para a pessoa a quem ela está sendo dirigida, mas sim para o centro de onde ela vem. Use a sua raiva, o seu amor ou qualquer outra coisa como uma jornada em direção ao seu centro interior até a fonte.
 

Para esta técnica, lembre-se de que você é a fonte de tudo o que está projetando nos outros; lembre-se sempre disso. E sempre que houver um sentimento contra ou a favor, feche seus olhos, volte-se para dentro e olhe para a fonte de onde vem esse amor ou essa raiva. O ódio, o amor, tudo vem da sua fonte. E é fácil chegar à fonte no momento em que se está amando ou odiando, porque então você está quente. É fácil entrar nessa hora. O fio está quente e você pode usá-lo. Pode ir para dentro com esse calor. E quando atingir lá dentro um ponto frio, de repente perceberá uma dimensão diferente, um mundo diferente se abrindo à sua frente. Use a raiva, use o ódio, use o amor para entrar.
 
Um dos maiores mestres zen, Lin-Chi, costumava dizer: “Quando eu era jovem, adorava andar de barco. Tinha um pequeno barco e ia para o lago sozinho. Era capaz de ficar ali durante horas.Um dia aconteceu que, de olhos fechados, eu estava meditando no meu barco sobre a noite tão maravilhosa. Um barco vazio veio flutuando com a correnteza e bateu no meu. Meus olhos estavam fechados e então eu pensei: ‘alguém está batendo o seu barco contra o meu’. Senti raiva. Abri os olhos e já ia dizer alguma coisa com raiva para aquela pessoa. Então percebi que o barco estava vazio. Não havia jeito de me extravasar. A quem eu poderia expressar a minha raiva? O barco estava vazio. Estava apenas flutuando na correnteza. Chegou e bateu no meu barco”

Então Lin-Chi falou: “Fechei meus olhos. A raiva estava ali presente, mas não achando um jeito de sair. Fechei os olhos e simplesmente comecei a navegar naquela raiva. E o barco vazio tornou-se a minha realização. Naquela noite silenciosa cheguei a um ponto dentro de mim. Aquele barco vazio foi o meu guru. E agora, se alguém vem num barco e me insulta, dou risada e digo que este barco também está vazio. Fecho os olhos e vou para dentro”. 

Use esta técnica. Ela poderá fazer milagres com você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário