domingo, 20 de agosto de 2017

Conscientização

Osho
Lembre-se de uma coisa: meditação significa consciência. O que quer que você faça com consciência é meditação. O caminhar pode ser uma meditação, se você caminha alerta. Ouvir os pássaros pode ser uma meditação, se você ouve com consciência. Também ouvir o barulho interior da sua mente pode ser uma meditação, se você permanece alerta e observador. A questão toda se resume em não se mover adormecido. Então, o que quer que você faça é meditação.

O medo é parte da mente. A mente é uma covarde, e tem que ser uma covarde porque ela não tem qualquer substância. Ela é vazia e oca, e tem medo de tudo. E, basicamente, ela teme que um dia você possa ficar cônscio. Isso será realmente o fim do mundo! Não o mundo acabar, mas sim, você tornar-se cônscio, você chegar a um estado de meditação onde a mente tem que desaparecer. Esse é o medo básico.

É por causa desse medo que as pessoas fogem da meditação.  Elas podem não estar cientes disso, mas a mente delas realmente teme chegar perto de qualquer coisa que possa criar mais consciência. Isso será o princípio do fim da mente. Isso será a morte da mente. Mas, para você, não existe nenhum medo. A morte da mente será o seu renascimento, seu começo de realmente viver. Você deve ficar feliz, você deve regozijar-se na morte da mente, porque nada pode ser uma liberdade maior.

A maior descoberta na vida, o tesouro mais precioso, é o da conscientização. Sem isso você está destinado a ficar na escuridão, cheio de medos. E você irá continuar criando novos medos; não há um fim para isso. Você irá viver no medo, você irá morrer no medo, e você nunca será capaz de sentir o sabor da liberdade. E isso era o tempo todo seu potencial; a todo o momento você podia tê-lo reclamado, mas você nunca o reclamou. É sua responsabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário