sábado, 2 de setembro de 2017

Origem do Ego

Eckhart Tolle
Não existe um ego separado dos pensamentos. A identificação com os pensamentos é o ego. 

Os pensamentos que passam por sua cabeça estão ligados à mente coletiva da cultura em que você vive, da humanidade como um todo. Então, eles não são pensamentos seus propriamente, mas você capta do coletivo a maior parte deles. 

Então você se identifica com o pensamento e a identificação com o pensamento se torna o ego. O que significa simplesmente que você acredita em cada pensamento que surge e você deriva o senso de quem você é do que a sua mente está dizendo.
 
Cada pensamento é uma forma de energia e, como tal, você poderia chamá-lo de entidade. Quanto mais você acredita neles, mais profundamente eles vão se alojando na sua mente.
 

Existem muitas pessoas neste mundo que estão presas com entidades hostis, negadoras da vida, e elas acreditam que isso é o que elas são. E elas estão continuamente atacando a si mesmas e às pessoas em volta delas.
 
 Essa identificação com os pensamentos torna você um ego pesado; você  é  o ego. E o primeiro momento de liberdade vem quando você percebe que certos pensamentos têm estado na sua cabeça há anos e eles são apenas pensamentos. E você não é o pensamento. Você é a consciência.
 
A liberdade vem ao se sair disso e encontrar um pouco de espaço dentro de você, uma presença!. Então, tornar-se livre do ego significa tornar-se livre do pensamento, da identificação com o pensamento. Esse é o fim do ego. Ele pode ocasionalmente se   reafirmar de vez em quando, mas pelo menos este é o despertar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário