sábado, 12 de fevereiro de 2022

Arnaud Desjardins

1925-2011
Se a adesão ao sofrimento for total, o sofrimento se dissolve sempre. Só fica sofrimento, sem ninguém para sofrer, porque estou completamente do lado do sofrimento. O sofrimento não é doloroso e eu não o sabia.

Para muitos, estar o tempo todo presente a si mesmo ainda não é um objetivo de vida. Mas chegou o tempo em que esse objetivo se tornou verdadeiramente uma grande realidade em minha vida.

O que faz o filho pródigo da parábola? Ele volta para casa. É a história de todo buscador espiritual, que a não vigilância o exilou de si mesmo e que se perdeu nos objetos exteriores.

A tudo o que vier bater à porta de seu coração, mesmo uma tristeza, abra sempre; é sempre Deus que bate. O que é o Reino dos Céus? Segundo os Evangelhos, é "A Paz que está além de todo entendimento". Faça a paz com tudo o que você traz em si e que qualificou de mal. Seja neutro, não beligerante. Só então você conhecerá a paz e será a paz, A cabeça mente. O coração conhece a verdade.

No momento em que eu aceito plenamente meu desespero,, minha derrota, meu fracasso, nesse mesmo instante toda limitação desaparece e ananda se revela. Ananda ou beatitude é o fruto da aceitação do aqui e agora. Experimente e verifique essa verdade.

Você pode mudar imensamente, além do que imagina. Pode mudar tanto quanto uma lagarta se transforma em uma borboleta. Mas, para isso, é preciso estar unificado, total. Todo o mal ou o Maligno, como dizia o Cristo, e pois todo sofrimento, vem do fato de você viver em um mundo de mentiras, mesmo quando pensa que conhece a verdade.

Para Maître Eckhart, o sofrimento é o mensageiro mais rápido para o Reino dos Céus. Esta palavra é confirmada pela maioria dos sábios: um sofrimento consciente , bem utilizado. Não é por causa dos acontecimentos que eu sou feliz ou sofro, mas sim por causa dos pensamentos e emoções relativas a esses acontecimentos.

Há verdadeiramente um Amor esperando para se revelar, se estivermos prontos a lhe confiar o fardo de nossa existência. "Deus que veste os lírios dos campos, que alimenta os passarinhos, Ele vos dará tudo isso". Esta é a grande descoberta, quando se abandona interiormente a luta: o universo toma conta de nós.

Se você puder, sem restrição, num ímpeto de fé e amor, aceitar o que está além de toda compreensão, então, você encontrará a paz, da qual se diz que ultrapassa qualquer entendimento.

Não perca o sentimento de seu valor divino, porque é a verdade. A pureza e a simplicidade da criança permanecem ainda no mais profundo da pessoa, não tocadas por sua própria história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário