sábado, 2 de agosto de 2014

Sumo dos textos (2)

Paco Rabane
Se eu tivesse uma mensagem, seria esta: “Atenção, o que veem aqui em baixo não é tudo. E o resto vos é acessível, com esforço, se souberem encontrar as chaves.

As chaves não são inacessíveis; trazemo-las dentro de nós mesmos. “Explora as tuas entranhas e encontrarás a pedra oculta”.

O Conhecimento está oculto, semelhante à deusa egípcia Isis, que aparecia com o rosto escondido por um véu. Este véu é, em primeiro lugar, o mundo material, cujas aparências enganosas nos escondem o essencial.

A meditação permite-nos aceder diretamente a Deus. Não há nenhuma necessidade de intermediário. Pelo amor e pela oração, nós nos comunicamos com Deus.

Cada homem, cada mulher tem em si o seu duplo feminino ou masculino. A unidade está oculta no fundo de nós mesmos. É por isso que o Alquimista nos diz: “Desce às tuas entranhas, como Orfeu aos infernos, para encontrar Eurídice; como Dante em busca de Beatriz, e tornar-te-ás  um ser completo, um Jano, um rei-rainha coroado; tornar-te-ás o andrógino sagrado e não serás mais que Um com Deus.

No momento de sua encarnação, o nosso ser foi bruscamente cindido em dois, na dor. Ele, que era andrógino num plano vibratório, tornou-se homem ou mulher sobre a terra.

Hoje, a minha oração é raramente formulada. Ela consiste principalmente em criar o vazio interior, em impor-me o silêncio total.

Sogyal Rinpoche
 Se a mente não é condicionada, aparece espontaneamente imbuída de uma felicidade sublime, assim como a água se mostra transparente e límpida, quando não é agitada.

Cientistas e médicos descobriram que, quando se está em boa disposição de espírito, até mesmo as células do seu corpo estão mais felizes, e quando sua mente está num estado negativo, suas células podem se tornar malignas. O estado geral de sua saúde tem muito a ver com o estado da sua mente.

A dádiva de aprender a meditar é o maior presente  que você possa se dar nesta vida. Porque é apenas através da meditação que você pode empreender a jornada para descobrir sua verdadeira natureza e, assim, encontrar a estabilidade e a confiança de que necessitará para viver e morrer bem. A meditação é o caminho para a iluminação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário