sexta-feira, 2 de março de 2018

Trazendo a mente para casa

Sogyal Rinpoche
Sogyal Rinpoche nasceu no Tibete em 1947. Desde a infância,  recebeu os ensinamentos de Jamyang Khyentse, um dos mais respeitados mestres espirituais do Tibete.  Depois da ocupação do Tibete pelos chineses, ele foi para o exílio.  Concluiu seus estudos na Universidade de Nova Delhi.  
Mas seu objetivo era levar para o Ocidente a visão budista da vida. Na Universidade de Cambridge,  dedicou-se à tradução dos principais livros de sabedoria do Tibete. Dentre todo esse trabalho desenvolvido por Sogyal Rinpoche, vale salientar  a publicação de “O Livro Tibetano do Viver e do Morrer”, traduzidp em 31 linguas, com mais de 2 milhões de cópias já impressas.

Trazendo a mente para casa

Só podemos começar a ter vislumbres sobre a natureza da mente e a repousar nela quando aquietamos a turbulência dos pensamentos e emoções.Se a mente não é condicionada, aparece espontaneamente imbuída de uma felicidade sublime, assim como a água se mostra transparente e límpida, quando não é agitada.

A própria natureza da mente é tal que, se você a deixa em estado natural, ela encontrará sua verdadeira natureza, que é bem-aventurança e claridade.
Não há substituto para a prática regular da meditação, porque apenas através da prática real começaremos a experimentar a tranquilidade da natureza de nossa mente, sendo assim capazes de sustentar essa experiência na vida de todo dia. Integrar meditação na ação é o ponto central da própria meditação.

Quando você retorna à vida de todo dia, deixe que a sabedoria que a meditação lhe trouxe penetrar na sua experiência cotidiana. A meditação desperta em você a percepção de como a natureza de tudo é ilusória, semelhante ao sonho; mantenha essa experiência durante o dia. O milagre da meditação é a transformação sutil que acontece não apenas na mente e emoções, mas também no corpo. E é muito curativa.

Cientistas e médicos descobriram que, quando se está em boa disposição de espírito, até mesmo as células do seu corpo estão mais felizes, e quando sua mente está num estado negativo, suas células podem se tornar malignas. O estado geral de sua saúde tem muito a ver com o estado da sua mente.

Você pode transformar o mais comum dos quartos num espaço íntimo sagrado, onde todos os dias você irá encontrar-se com o seu verdadeiro eu, na feliz e alegre cerimônia de um velho amigo  que acolhe outro.Aos poucos, você se transformará no mestre de sua própria bem-aventurança, o alquimista de sua própria alegria, alguém que vive sempre na presença de seu próprio eu verdadeiro.

A dádiva de aprender a meditar é o maior presente  que você possa se dar nesta vida. Porque é apenas através da meditação que você pode empreender a jornada para descobrir sua verdadeira natureza e, assim, encontrar a estabilidade e a confiança de que necessitará para viver e morrer bem. A meditação é caminho para a iluminação.

A meditação é o único caminho pelo qual podemos, gradualmente, compreender a natureza da mente.  Aos poucos, começamos a perceber em nós uma presença calma, vasta como o céu, aquilo que Milarepa chama a imortal e infinita natureza da mente. E quando essa nova consciência começa a tornar-se visível e quase indestrutível, ocorre o que os Upanixades chamam “uma virada na sede da consciência”, uma revelação profunda, pessoal e não-conceitual do que somos, por que estamos aqui e como devíamos agir, o que resulta no final em nada menos do que numa nova vida, num novo nascimento e quase no que se poderia chamar de uma ressurreição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário