domingo, 15 de janeiro de 2017

Silenciando a Mente

Elisabeth Cavalcante
Muitas pessoas me perguntam como fazer para manter sob controle o turbilhão de pensamentos que povoam suas mentes, o tempo todo. O segredo é não fazer disso uma meta, um objetivo, pois, ao fazê-lo, passamos a lutar contra a mente. E toda forma de luta, neste caso, se torna inútil.

Como, então, empreender esta tarefa sem qualquer esforço? A única ferramenta capaz de nos auxiliar é a meditação. E, quando digo meditação, isto significa simplesmente manter-se alerta, totalmente no aqui e agora. Ao colocar a atenção sobre os pensamentos, sem qualquer tipo de julgamento, simplesmente observando-os, estes, aos poucos, perdem energia. 

Quando você observa atentamente seus pensamentos, amplia a percepção sobre a qualidade destes. E se surpreende ao constatar o quanto de negatividade, medo e insegurança eles carregam.

Se conseguir manter a atenção sobre seus pensamentos, ainda que por alguns minutos ao dia, você verá que, aos poucos, eles vão perdendo força, até que, repentinamente, acontece o que chamamos não-mente, ou seja, a ausência de pensamentos, o silêncio, o vazio, onde habita a dimensão divina de nosso ser.

Quanto mais tempo conseguirmos permanecer no silêncio, mais chances teremos de "ouvir" a voz que se esconde em nosso interior. A intuição, este poderoso guia que sempre nos leva aos caminhos mais adequados à nossa evolução, se manifesta mais fortemente nos momentos em que conseguimos manter a mente em repouso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário