domingo, 4 de fevereiro de 2018

Sabedoria de Salomão

Rei Salomão
Sabedoria é um dos livros sapienciais do Antigo Testamento. Segundo a tradição, o livro foi escrito pelo Rei Salomão, filho de Davi. Como rei de Israel, ele reinou durante 40 anos (966-926 a.C.)A sua grande obra foi a edificação do primeiro Templo de Jerusalém. 
Extraí algumas passagens desse livro que, escritas há milênios, continuam ainda hoje válidas como caminho de sabedoria.

Livro da Sabedoria

Supliquei e a inteligência me foi dada; invoquei e o  espírito da Sabedoria veio a mim. Eu a preferi a cetros e tronos e julguei, junto dela,  a riqueza como um nada. Não a equipararei à pedra mais preciosa, pois todo o ouro ao seu lado é um pouco de areia.   Junto dela, a prata vale quanto o barro. Amei-a mais que a saúde e a beleza e me propus tê-la como a luz,  pois seu brilho não conhece ocaso.

Com ela me vieram todos os bens, de suas mãos, riqueza incalculável. De todos eles gozei, pois é a Sabedoria quem os traz, mas ignorava que ela fosse a mãe de tudo. O que aprendi sem fraude, eu comunicarei sem ciúme, sua riqueza não escondo: é um tesouro inesgotável para os homens; os que a adquirem atraem a amizade de Deus. Tudo conheço, oculto ou manifesto, pois a Sabedora, artífice do mudo, me ensinou.

Elogio da Sabedoria

Ela é mais bela que o sol, supera todas as constelações; comparada à luz do dia, sai ganhando, pois a luz cede lugar à noite, ao passo que  sobre a Sabedoria  não prevalece o mal. Por mais perfeito que seja alguém entre os filhos dos homens, se lhe falta a Sabedoria que vem de ti, de nada valerá.

Vãos foram todos os homens que ignoraram a Deus e que, partindo dos bens visíveis, não foram capazes de conhecer Aquele que é, nem, considerando as obras, de reconhecer o Artífice. Mas foi o fogo, ou o vento, ou o ar sutil, ou a abóbada estrelada, ou a água impetuosa, ou os luzeiros do céu, príncipes do mundo, que eles consideraram como deuses!

Se fascinados por sua beleza, os tomaram por deuses, aprendam quanto lhes é superior o Senhor dessas coisas, pois foi a própria fonte da beleza que as criou. E se os assombrou sua força e atividade, calculem quanto mais poderoso é Aquele que as formou, pois a grandeza e a beleza das criaturas fazem, por analogia, contemplar seu autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário